Hoje em dia fala-se muito de alimentação saudável, estilo de vida saudável, fitness, cuidados alimentares… mas na verdade, há várias confusões e ideias erradas ao redor destes temas.

Benefícios de uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável previne falhas nutricionais e protege contra doenças infecciosas. Uma boa dieta deve ser variada e por isso rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.

Ter uma alimentação saudável é crucial para manter ou melhorar a nossa saúde e, ao contrário do que possa imaginar, a confeção da comida pode ser rápida e simples.

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz o nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença.

Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase “você é o que você come”, porém, não é mais do que a pura verdade. Até o stress, a ansiedade e o humor se alteram de acordo com o que você ingere.

Para que a alimentação seja saudável, ela deve ser composta por proteínas, gorduras boas, carboidratos, aminoácidos, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Deve-se variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, gorduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos.

Quanto mais variada e colorida for a alimentação, melhor. Tudo deve ser consumido em moderação, nada em excesso.

Estética Vs Saúde

Alimentação Saudável

Infelizmente muitos ainda se preocupam mais com a estética do que com a saúde e é onde estão os maiores índices de desequilíbrio alimentar. Não adianta ter o corpo que deseja se o que você come não é tudo o  que seu corpo precisa para uma vida saudável.

E é aí que se forma a grande confusão: a alimentação saudável não está relacionada a nenhuma dieta e sim ao fato de manter o peso ideal. Mas claro que, se você está acima do peso, é possível fazer um regime sem deixar de lado a saúde.

Adquirir uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais.

É importante verificar a qualidade dos alimentos para consumir produtos bons e que não façam mal à sua saúde.

Comer na Rua

anti Alimentação Saudável

 

Atualmente, está cada vez mais difícil alimentar-se em casa devido à correria do dia a dia. Muitas pessoas colocam a saúde de lado e não praticam exercício físico e nem se alimentam corretamente.

Por exemplo, ao pequeno-almoço opte por alimentos mais nutritivos como pães integrais, sumos naturais, frutas, cereais e iogurtes naturais.

Os lanches durante o dia são um problema para quem trabalha fora porque há apenas opções como lanches gordurosos ou passar horas sem comer. Deixe na bolsa ou no trabalho barrinhas de cereais, frutas, sumo da fruta, biscoitos de sal e outros lanches leves e nutritivos.

Para você que almoça fora de casa, opte sempre pelos restaurantes self service onde é possível escolher os pratos que serão consumidos. Comece o almoço com um bom prato de salada (alimentos que são oferecidos de forma variada nesses restaurantes), escolha uma opção de carboidrato, uma de proteína e vegetais.

Dicas para melhorar a sua alimentação:

Inclua alimentos anti-inflamatórios na sua dieta, eles podem livrá-lo de várias doenças.

Não faça uma alimentação baseada num único tipo de alimento ou nutriente. Tente variar ao máximo os alimentos.

Inclua 1 a 2 porções de frutas diariamente.

Em relação às carnes, tente variar os tipos durante a semana e de preferência consuma apenas uma vez ao dia.

Inclua gorduras saudáveis como coco, abacate, manteiga ou ghee, castanhas, cacau e ômega 3.

Para lanches entre refeições opte por: batido de abacate com cacau, mix de castanhas, frutas, uva passas, batido de frutas vermelhas, chocolate com mais de 70% de cacau.

Ao invés do açúcar refinado, utilize açúcar de coco ou melado.

Diminua a quantidade de bebidas açucaradas, inclua mais sumos verdes, chás, sumos de fruta e água.

O café é muito saudável, mas não exagere; tome no máximo 3 por dia.

Quer deixar de consumir algum alimento? Não o compre! (simples, mas funciona)

Beba pelo menos 1,5 litro de água ao dia.

Alimentação Saudável comece hoje mesmo

 

Antes de tomar o pequeno-almoço, tome um copo de água com meio limão em jejum.

Gosta de comer um docinho? Pode comer, mas inclua fibras na alimentação. As fibras ajudam a absorver o açúcar do organismo.

Não se esqueça de ter uma dieta rica em proteínas. A proteína é super importante para o bom funcionamento do corpo.

Inclua legumes e verduras nas principais refeições.

Em relação a óleos para cozinhar, troque os óleos vegetais pelo óleo de coco, ghee ou manteiga.

Inclua sempre o alho e a cebola na sua alimentação; essa dupla evita inúmeras doenças.

Inclua suplementos anti-inflamatórios.

Além de se alimentar bem, uma dica superimportante é a atividade física. Caminhe pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos: essa atitude melhorará muito sua saúde!

Essas dicas são bem simples, se inseridas aos poucos no seu dia a dia, com o tempo o seu organismo irá agradecer.

Não ao Fast Food, tenha uma Alimentação Saudável !

Com a correria do dia a dia, praticidade é a palavra de lei. Muitas vezes, deixa-se de lado as opções de refeições mais saudáveis, e as “comidinhas rápidas” – as famosas fast food – acabam por ganhar pontos. Isto torna-se alarmante, pois normalmente os nutrientes contidos neste tipo de comida não são o suficiente para manter a saúde em dia e as calorias podem extrapolar os limites.

Seguir uma dieta saudável não é um “bicho de sete cabeças”. Às vezes só é preciso um pouco de criatividade. E opções saudáveis e saborosas é o que não falta! Inúmeros sites especializados disponibilizam opções fáceis e práticas para todas as refeições do dia.

Dicas para uma Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

 

Para desmistificar o conceito de que comida saudável é sinónimo de trabalho na cozinha, segue abaixo algumas dicas de refeições práticas selecionadas para facilitar o dia a dia.

  1. Pão de queijo de ricota e chia: além de ser prática esta receita é leve e saborosa.
  2. Creme de iogurte grego com morangos e granola: com poucos e acessíveis ingredientes, esta receita deliciosa fica pronta em poucos minutos e faz um agrado ao paladar.
  3. Bolo de banana e linhaça: esta opção de bolo traz o grão de linhaça como coadjuvante, prolongando a sensação de saciedade e despistando aquela “fominha” do meio da manhã.
  4. Smoothie de abacate com chá verde: enquanto o chá verde acelera o metabolismo e turbina o gasto calórico, o abacate ajuda no combate à compulsão alimentar.
  5. Panquecas de aveia e banana: receita fácil e rápida que utiliza aquela banana mais madura que está quase a ir para o lixo.
  6. Iogurte natural com aveia hidratada: temos aqui a aveia como foco principal. Quando hidratada, obtém uma textura macia, ótima para ser utilizada com o iogurte natural e ajuda a regular o intestino.
  7. Robalo grelhado com cogumelos salteados: nas opções de alimentos vindos do mar, esta receita além de ser deliciosa ainda é light.
  8. Peito de frango recheado: além de ser rápido, a versatilidade deste prato chama a atenção: você pode escolher o seu recheio favorito, e ainda possui a opção de utilizar molho branco ou vermelho.
  9. Berinjela à parmegiana light: apesar de não ser queridinha de muitos, a berinjela é extremamente nutritiva e possui poucas calorias. Que tal experimentá-la desta forma?
  10. Arroz com frango, ervilha, cenoura e pimenta: uma alternativa para sair da “mesmice” do arroz e feijão de todos os dias. Simples, rápida e saborosa.
  11. Rosbife de filé mignon em crosta de temperos com purê de ervilha: que tal trocar o purê de batatas de sempre por esta alternativa com ervilha? Vale a experiência!

 

Como vê, estas dicas são simples e acessiveis. ter uma alimentação saudável não é dificil.

»» Veja como por ter uma Vida Saudável e Feliz! ««

 

 


    1 Response to "Alimentação saudável – Dicas para confecionar em poucos minutos"

    • dieta para perder peso rapido

      Certos alimentos são muito úteis para perder gordura.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.