O Instagram é uma rede social com poder brutal e, atualmente, uma das mais populares e com maior interação. O seu crescimento nos últimos 5 anos tem sido enorme então se deseja saber como ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica e bem feita, siga estes passos que apresento abaixo.

 

Instagram como plataforma de marketing

4 milhões de gostos por dia no Instagram fazem desta rede social um canal muito interessante para todos aqueles que procuram gerar engajamento com o público que hoje é tão importante no Marketing.

Portanto, apostar no Instagram atualmente pode significar obter uma interação 10 vezes maior do que no Facebook, deixando isso em segundo plano aos olhos de quem procura uma rede social para se expor.

Porém, conseguir seguidores, gostos e outros tipos de interações não é algo que se conquista de um dia para o outro. Estabelecer um perfil verdadeiramente atraente e de sucesso, capaz de atrair seguidores e gerar interação de forma natural, exige dedicação e cuidado constantes.

Para ajudá-lo a obter mais seguidores e aumentar o engajamento da sua conta do Instagram, mostramos a seguir uma série de diretrizes e dicas que pode aplicar agora mesmo:

 

Como ganhar seguidores no Instagram (sem trapacear)

Otimize o seu perfil do Instagram ao máximo

Aqui mostramos uma série de etapas a serem seguidas para otimizar o seu perfil e ganhar seguidores quando os utilizadores entrarem no seu perfil.

  • Tenha o seu logotipo ou imagem nítida no seu perfil. Se necessário, pode editá-los com um programa.
  • Forneça aos utilizadores uma maneira de entrar em contacto consigo.
  • Destaque informações essenciais sobre o seu negócio. Diga quem você é e o que faz!
  • Destaque a sua personalidade na descrição de 150 personagens e destaque aquele “algo” que o torna diferente.
  • Lembre-se de adicionar um link!

 

biografia_instagram

Escreva uma biografia que se destaque

Para dar à sua biografia do Instagram um toque mais marcante e visual, pode usar aplicações como o Fancytext, um site gratuito onde encontrará várias fontes para usar no seu perfil:

Seja criativo e seja notado com os stories

É possível que de todas os stories do Instagram que vê ao longo do dia, muito poucas delas pareçam marcantes ou interessantes. Verdade?

Para que os seus stories chamem atenção e isso ajude a conseguir seguidores de uma forma mais fácil, precisa de algo mais do que constância. Precisa de criatividade, precisa de impactar.

Pode acontecer que não se sinta ou não seja muito criativo. Nos casos em que a criatividade não flui, pode inspirar-se em outras contas ou até mesmo recorrer a páginas onde já tem templates para Instagram, tanto em vídeo quanto em imagem, preparados para isso.

Usar stories criativos e impactantes ajudará a atrair novos seguidores

Na maioria dos casos, estes modelos estão prontos e otimizados para substituir apenas o conteúdo (texto e imagem) pelo seu. Assim, poderá personalizar cada detalhe tornando-o diferente de todos os outros.

Se usar este recurso, pode dar-lhe um toque muito mais ‘profissional' do que com aplicações móveis. Temos como exemplo o Unfold, uma aplicação amplamente utilizada que não nos permite personalizar os templates tanto quanto queremos.

A opção que recomendamos é o Envato, onde pode acessar um grande número de templates perfeitos de todos os estilos.

No entanto, também pode aproveitar os conselhos de outros profissionais do setor para se inspirar na hora de criar o seu calendário editorial para o Instagram.

 

Use hashtags bem selecionadas

hashtags-instagram

O Instagram permite até 30 hashtags por post, mas isso não significa que tenha que inserir essas 30. Na verdade, pode até ser prejudicial fazer isso.

Utilizando hashtags bem selecionadas nas nossas redes sociais, podemos fazer com que qualquer pessoa com os mesmos interesses nos descubra. Justamente por isso, é importante que saiba como usar as hashtags corretamente e que saiba quais estão na ordem do dia.

A seguir, mostraremos um método para aumentar a sua conta no Instagram estrategicamente através de uma seleção dos melhores hashtags.

Mas, antes de tudo, tenha em mente uma série de recomendações:

 

LEMBRE-SE:

  • Se for usar hashtags, é melhor que sejam relevantes. Ou seja, não coloque 30 tags ao acaso porque é o máximo que pode colocar, já que vai enlouquecer o algoritmo do Instagram e ele não vai gostar.
  • Usar sempre as mesmas hashtags também não é a opção certa. Com isso não vai conseguir as pessoas desejadas. A chave é variar, pesquisar e ver o que realmente funciona.
  • Usar as mesmas hashtags principais repetidamente também é um problema porque são aquelas que todos usam e, portanto, são mais difíceis de classificar.

 

Como escolher a hashtag certa?

Ao procurar e selecionar as hashtags que vai usar na sua estratégia, tenha em mente 2 aspetos:

  1. Objetivos de agilidade na obtenção de gostos: É considerada uma boa hashtag para a velocidade de gostos recebida ao colocar essa hashtag e fazer o upload da publicação. Esta velocidade determinará se a hashtag escolhida é boa ou não.
  1. Metas para gostos e comentários: ou seja, quantas vezes recebe gostos e comentários ao usar aquela hashtag específica.

 

Dica: Se está a começar ou tem menos de 5.000 seguidores, escolha hashtags que não sejam muito populares. Graças a elas, não competirá com contas maiores e isso facilitará o seu posicionamento.

Para ajudá-lo na sua busca pela hashtag mais adequada para a sua estratégia, recomendo um site muito útil: all-hashtag.

 

Como usar hashtags no Instagram para aumentar sua visibilidade?

Ao usar hashtags na sua estratégia do Instagram para obter maior visibilidade e, portanto, obter mais seguidores, leve em consideração 2 locais: a sua biografia e os seus stories.

Aproveite os 150 caracteres de sua biografia para colocar 3 hashtags seguindo as orientações que mencionamos no ponto anterior.

Mas tenha cuidado com os stories. Insira apenas um hashtag nas histórias. Quando enchemos este tipo de publicação com hashtags, não damos uma boa imagem e não nos ajuda a crescer.

 

Não use hashtags proibidas!

Existem hashtags que foram banidas pelo Instagram. Se está curioso para saber quais são, em Iqhashtags pode descobrir.

Esta página não apenas informará quais hashtags foram banidas, mas também fornecerá estatísticas completas e gratuitas de todas as hashtags usadas até agora.

 

Analise e detecte os seus "melhores" seguidores do instagram

Algo fundamental no Instagram para conseguir ganhar seguidores é ver quem segue, quem deixa de te seguir e, claro, “espiar” quem está a espiar.

Isto traduz-se em ver quem entra no seu perfil, mas não o segue. Para tal tem à sua disposição uma ferramenta gratuita denominada REPORTS +, tanto nas suas versões IOS como Android.

 

Estas aplicações são altamente recomendadas, pois a sua versão gratuita (embora também exista versão paga) mostra informações relevantes como:

  • Os seguidores que perdeu.
  • Os seguidores que ganhou.
  • Utilizadores seguidos que não o seguem.
  • Seguidores que não segue.

Com a versão paga pode ter acesso a uma seção muito interessante que são novos visitantes do seu perfil que ainda não são seguidores. Experimente e verá como pode aumentar os seus seguidores tendo mais controlo sobre eles.

 

Escolha muito bem quando postar

Escolher quando postar no Instagram é outro fator decisivo para ganhar mais seguidores e, acima de tudo, melhorar a interação e o engajamento com a sua comunidade.

Dependendo de como são os seus seguidores, terão alguns hábitos e algumas horas para usar o Instagram. Estes dados variam muito de uma conta para outra, por isso aconselho uma ferramenta gratuita para que possa medir isso e conseguir muito mais seguidores e gostos nas suas publicações: Whentopost.

Esta aplicação está disponível para Android e IOS e só precisa vincular à sua conta do Instagram para começar a trabalhar. De forma rápida e eficiente, o Whentopost irá mostrar-lhe as 3 melhores horas para enviar o seu conteúdo para o Instagram.

 

Comprar seguidores no Instagram funciona?

proibido comprar seguidores para instagram

NUNCA. Este caminho pode ser viável se quiser preencher o seu ego ao ver o seu número de seguidores e ver refletida a quantidade mínima de 10.000 seguidores para poder inserir links nos seus stories, mas garantimos que só servirá para isso.

Comprar seguidores no Instagram ou em qualquer rede social aumentará o seu fracasso. Em relação ao Instagram, o seu algoritmo verá que os seus seguidores (bots quase sempre quando seguidores são comprados) não têm interação com as suas publicações, portanto, as suas visualizações cairão e o Instagram irá penalizá-lo.

Quantas contas viu com 10.000 seguidores e apenas 100 gostos por post? Não é estranho?

Antes não havia nenhuma aplicação que mostrasse se aquela conta comprava seguidores, mas agora existe. Abaixo, mostramos duas páginas que medem o engajamento na sua conta e também informam se comprou seguidores ou não:

 

1) igaudit.io

Graças a este site podemos ver se uma conta tem seguidores falsos ou bots ou, pelo contrário, são verdadeiros.

Pode haver um percentual que varia de 10 a 15 por cento, já que a aplicação pode considerar bots os seguidores que não têm mais interação, não se conectam ou simplesmente se esquecem do Instagram.

Portanto, esta aplicação vai ajudar a desmascarar quem se diz influenciador e a valorizar quem realmente é influenciador e trabalha todos os dias.

 

2) phlanx.com

Outra ferramenta muito boa que vai ajudar a conseguir seguidores, ou pelo menos ver qual é o seu engajamento com aqueles que já tem, é esta.

Quanto mais utilizadores, menos envolvimento seria normal, certo? Lembre-se de que se tiver menos de 2%, será considerado mau. Portanto, se ficar acima desses 2%, verá como a sua conta está totalmente saudável e cheia de possibilidades.

geralt-instagram-pixabay

Possui um perfil público ou privado?

Se fechou o seu perfil e precisa de autorizar as pessoas a verem o seu conteúdo, está a impedir que os seus seguidores vejam a sua conta diretamente. Portanto, deve apostar em ter um perfil público se quiser abrir as portas para novos utilizadores.

Também é necessário saber que se tem perfil de empresa, uma condição básica para poder utilizar este tipo de perfil é que seja público.

Portanto, se decidir usar um perfil privado, com uma boa estratégia fará com que as pessoas fiquem com a curiosidade de ver o seu conteúdo e incentivará a solicitar o seu acesso.

Pense cuidadosamente sobre a sua tática e tente as duas opções. Cada conta é diferente e apenas você e a sua experiência irão ajudá-lo a obter mais seguidores.

 

Comente, goste e interaja com mais utilizadores

Se existe algo fundamental e que vai fazer ganhar mais seguidores, mais rápido e todos os dias é a interação com os utilizadores do Instagram. Mas qual é a maneira correta de fazer isso?

Certamente recebe gostos e comentários de pessoas que não conhece e com a curiosidade, você entra naquele perfil. Revê as fotos daquela pessoa e se gosta delas, comenta e até segue essa conta. Isto é essencial para a estratégia de aumento de seguidores no Instagram.

Passe este tempo a observar os seguidores dos líderes no seu setor. Interaja e goste dessas contas. Verá como o seu número de seguidores aumentará a cada dia. Claro, é fundamental ter um conteúdo atraente no seu Instagram, pois se não trabalhar no seu conteúdo, por mais que use esta estratégia, não obterá os resultados que deseja. Experimente diferentes tipos de publicações e escolha a que melhor se adapta a si.

Lembre-se, também, que o conteúdo que desperta as emoções dos utilizadores gera um maior nível de interação, por isso é importante que envolva o Marketing Emocional na sua estratégia.

Uma solução muito boa e eficaz é poder trabalhar com o Instagram do seu computador e não no seu telemóvel.

 

 

Organize concursos para atrair seguidores

Uma das vantagens de organizar concursos e sorteios é a possibilidade de aumentar muito rapidamente o número de seguidores e, sobretudo, permitir que apareça nas tendências ou na secção de publicações em destaque.

Para fazer um sorteio no Instagram é necessário ter algumas premissas básicas para que não haja problemas e nenhum mal-entendido seja gerado. Se seguir estas dicas, poderá tornar o seu sorteio um sucesso.

 

Dicas para organizar sorteios no Instagram:

  1. A primeira coisa seria obter uma base jurídica para o sorteio. Deve inseri-lo na sua página web ou permitir o acesso com um link. Aqui pode expor algumas bases jurídicas que podem ajudá-lo.
  2. Coloque uma data de validade no seu sorteio e calcule tudo antes de criá-lo, pois se não fizer isso, pode sair do controlo e ser mau para a sua conta.
  3. Com a Easypromos terá a opção de escolher o vencedor de forma totalmente neutra e legal.
  4. Faça um sorteio fácil, que não precise de complicar muito, o mais normal seria seguir a sua conta, assim como a publicação e citar dois seguidores nos comentários.

 

Programe os seus posts do Instagram

Pode não ter tempo para monitorizar constantemente, postar todos os dias, pesquisar frases, conteúdo criativo e responder aos seus seguidores. Portanto, é muito importante agendar o seu conteúdo.

O pré-planeamento (veja aqui como fazer um plano de Marketing para o seu negócio) é a chave para que a sua estratégia funcione corretamente. Não deixe tudo para o último minuto, encontre um dia da semana e agende as suas publicações e stories.

Desta forma, ajudará a performance a ser muito mais efetiva e poderá, de alguma forma, libertar-se por vários dias deixando as suas publicações nas mãos de ferramentas de programação.

 

1) Agendar o Instagram com Hootsuite:

Graças ao Hootsuite, uma ferramenta gratuita, pode enviar conteúdo todos os dias da semana para o seu perfil do Instagram.

A única limitação é que não poderá programar os seus stories. Mas, não se preocupe, sempre pode deixar todo o seu feed pronto e preocupar-se apenas em enviar o conteúdo atual e no momento os seus stories.

 

2) Agendar no Instagram com Onlypult

O Onlypult é outra ferramenta superpoderosa. Com ela poderá fazer (quase) tudo.

Graças a Onlypult pode programar no seu perfil e stories, vídeos e fotografias sem nenhum problema nem limitação.

Tem um período de teste de 7 dias e se quiser conquistar seguidores de forma progressiva, sem precisar de ficar atento ao seu Instagram todos os dias, esta ferramenta será a sua salvação.

 

Faça vídeos ao vivo no Instagram

Recebeu aquela notificação no ecrã do telemóvel de que o seu amigo ou seguidor está ao vivo naquele exato momento? Certamente já começou a verificar o que ele transmite e se é interessante… E participou!

Com isto queremos recomendar que faça vídeos ao vivo. É muito importante que os inclua na sua estratégia.

Isto não apenas ajudará a aumentar o engajamento, mas também aumentará o número de seguidores na sua conta. Mas, sim, deve fazer vídeos regularmente.

Uma opção para usar este recurso é entrevistar outros instagramers líderes no seu setor. Entre em contacto com eles, faça uma entrevista rica em conteúdo e vá direto ao ponto. No entanto, tenha cuidado ao escolher aqueles perfis que se ajustam ou não ao seu conteúdo, caso contrário pode causar uma crise de reputação que terá de resolver mais tarde.

 

Dica para os seus vídeos ao vivo:

Ao fazer um vídeo direto, lembre-se de que pode haver pessoas que entrarão um pouco mais tarde.

Por isso, lembre o utilizador do que está a ser falado naquela live, especifique e destaque aspetos da entrevista e comente que após a live acompanhe os seus stories, onde irá colocar as ferramentas que foram vistas na live e os pontos principais das mesmas.

Invista em ADS do Instagram

Se deseja aumentar a sua visibilidade e também aumentar os seus seguidores ou gostos nas suas publicações, recomendamos usar esta opção.

Basta acessar ao seu perfil e clicar na palavra "promover publicação" para isso. Verá que as primeiras opções vão surgir com várias possibilidades. Pode redirecionar o seu público para o seu perfil e o seu site, bem como para a sua vitrine (perfil do Instagram, website ou whatsapp).

O procedimento é muito simples, rápido e eficiente. Além disso, o Instagram ADS mostrará, dependendo do dinheiro que investir na publicação, quanto público alcançará.

Usar este procedimento fará com que vá direto a um alvo ou comprador específico e obterá seguidores muito rapidamente e com um investimento nada alto. É você que define esse limite.

Evite ser comercial nos seus posts, as pessoas querem divertir-se e ver coisas interessantes. Tente deixar o seu conteúdo claro, direto para que a pessoa que vê fique e possa fazer parte da sua comunidade de seguidores. Por exemplo, pode usar memes ou posts com um toque de humor.

Aplique diferentes fórmulas de copywriting para melhorar os textos das suas publicações. Desta forma, melhorará a qualidade do seu conteúdo.

 

Aqui pode ver um Guia Completo para Anunciar

 

Tenha um perfil original

Graças a investir mais tempo nas suas publicações, usando um filtro específico e gerando aquela imagem de marca, aumentará os seus seguidores e as suas fotos terão mais interação.

 

Encontre inspiração no Pinterest

É possível que esta rede social lhe seja familiar, mas não investigou muito sobre ela. Se não conhece, recomendamos fortemente que use, pois, a criatividade é obtida depois de ler muito, ver muito e constantes erros de tentativa.

O Pinterest é uma exibição constante de maravilhas em todos os aspetos. Se é um webdesigner ou criativo, o Pinterest vai inspirará-lo tanto a fazer novos sites quanto a criar logotipos fantásticos.

Se está a procurar inspiração no Instagram, pode criar fóruns públicos e ocultos de todos os feeds que encontrar apenas colocando inspiração nos feeds do Instagram, minimalistas, criativos, etc.  Pesquise em inglês, pois encontrará muito mais material neste idioma.

 

Como pode ver, não é necessário comprar seguidores ou trapacear para crescer naturalmente a sua conta no Instagram.

Verá que com paciência, organização e seguindo as dicas que damos neste artigo, conseguirá seguidores reais no Instagram e conquistará um público fiel.

Nestes dias difíceis para todos, é importante que possamos aprimorar os nossos conhecimentos e formação.

 

E você, conhece alguma ferramenta ou sistema para conseguir aumentar o número de seguidores? Qual é a técnica que funciona para si?


Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.