Bruno Marques

O que são redes sociais e a importância para o seu negócio

Esta a gostar? Partilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

A evolução das Redes Sociais para negócios está a ser impressionante. O que parecia uma moda passageira tornou-se uma ferramenta fundamental.

O crescimento contínuo do Ambiente 2.0, está cada vez mais a entrar no mundo dos negócios, e qualquer empresa que se valorize tem parte da sua estrutura dedicada a manter os seus perfis nas Redes Sociais, seja internamente, com equipa própria, ou externa, com a contratação de profissionais do setor. Mas afinal o que são redes sociais e a sua importancia para os seus negócios?

Dentro da estratégia de marketing digital, existe a estratégia de Redes Sociais. Refere-se a gerar uma interação nas redes sociais da marca.

É por isso que neste artigo falaremos sobre a importância das redes sociais para as empresas.

Ter uma presença ativa é essencial na Internet, mas acima de tudo, nas redes sociais hoje para qualquer tipo de negócio.

As redes sociais tornaram-se uma ótima ferramenta para ter uma melhor interação com os seus clientes e oferecer um serviço de melhor qualidade, para poder oferecer o seu produto ou oportunidade de negócio através da Internet, sem ser intrusivo com as pessoas.

Só pelo simples facto de que as redes sociais, como o próprio nome sugere, são para se socializar com as pessoas, fazer amigos, iniciar conversas e fornecer um serviço de resposta e atendimento ao cliente muito melhor do que com os métodos tradicionais e não para fazer ofertas ou anúncios massivos cujo único objetivo são as vendas.

As vendas nas redes sociais

As vendas não são o objetivo principal nas redes sociais. Se prestar um serviço com conteúdo e resposta de qualidade, vai conseguir muitos resultados positivos, além de ganhar a confiança dos seus visitantes, já que a internet é um meio no qual não temos contato direto com as pessoas.

venda de roupas

As redes sociais são o meio adequado para atingir esse objetivo, ao mesmo tempo em que geram indiretamente muito mais tráfego de visitas ao seu site ou blog.

Embora cada rede social seja diferente e possua utilizadores próprios, todas partilham a mesma característica: são responsáveis por reunir um grande número de utilizadores simultaneamente, eliminando assim a distância entre eles.

Não são uma moda que vai passar em breve, e as grandes empresas sabem disso, por isso o seu efeito é percebido e subestimar esse potencial pode gerar grandes desvantagens.

A utilização destas plataformas mostra que através delas as empresas podem acompanhar a evolução da procura dos clientes, bem como as tendências dos consumidores, ajudando a traçar as suas próprias estratégias económicas com base nesses dados.

De facto, são muitos os negócios onde os novos clientes que se geram são através do Facebook ou Twitter, aos quais devemos acrescentar que a concretização de novos contactos profissionais tem o seu maior expoente no LinkedIn, sendo uma ferramenta cada vez mais útil.

Esta presença cada vez mais importante do ambiente 2.0, no mundo dos negócios, não deveria ser tão evidente para algumas empresas, pois ainda existem algumas que se “relutam” em dar o passo de adaptação, ou mesmo construir uma página web corporativa, embora certamente, todos os setores migrarão para as redes sociais progressivamente.

7 Estratégias para o Sucesso Financeiro

Passo a passo, aprenda como pode mudar a sua vida financeira e obter estabilidade. Estratégias simples e funcionais para Mudar a sua Vida

Para que servem as redes sociais:

  • Projetar uma imagem positiva e próxima da nossa marca, produtos e serviços.
  • Oferecer suporte, informações e atendimento ao cliente.
  • Estabelecer e estreitar relacionamentos e sinergias com fornecedores, clientes e, porque não, com a concorrência.
  • Receber feedback. Informações em primeira mão dos utilizadores dos nossos produtos e serviços.
  • Gerir críticas e problemas que possam surgir.
  • Divulgar informações relevantes sobre o setor em que atuamos.
  • Definirmo-nos como benchmarks no nosso ramo de atividade.
  • Melhorar o posicionamento do nosso site ou loja online no Google e outros motores de busca.

O que não devemos fazer nas redes sociais:

  • Publicidade, entendida da forma mais tradicional.
  • Falar apenas sobre mim, a minha empresa, os meus produtos, serviços, ofertas e promoções.
  • Fazer vendas diretas.
  • Bombardear e saturar o nosso público com informações.
  • Ignorar, desprezar ou em geral não lidar adequadamente com as críticas.
  • Tentar obter resultados económicos rapidamente.

É claro que uma vez escolhida a nossa estratégia, para ser ativo nas redes sociais, devemos selecionar aquelas nas quais podemos ter mais impacto.

Muitos são as redes sociais existentes, mas os números dominam e estas são as 4 redes sociais para o seu negócio:

  • Facebook, o mais conhecido e utilizado atualmente. No início foi criado para ser usado entre amigos, como meio de comunicação, mas atualmente a sua utilização mudou e representa um grande potencial para o mundo dos negócios. Podemos criar uma Fanpage ou página da empresa, para divulgar as nossas promoções, concursos, novidades, etc.
  • Twitter, amplamente utilizado por freelancers, e que permite que 140 caracteres capturem o “principal”. É altamente recomendável divulgar ou recomendar conteúdo.
  • Linkedin, indispensável para os profissionais, se pretendem contactar um possível cliente ou efetuar uma procura de emprego através desta plataforma.
  • Pinterest, para promover campanhas através de imagens: porque uma imagem vale mais que mil palavras.

E as outras redes?

A eles podemos juntar três outras redes sociais, muito atrativas e influentes, como: Google+, utilizando os seus círculos ou publicamente, para diferenciar os nossos contactos e partilhando com eles diferentes informações, assim como o YouTube, essencial se queremos fazer vídeos para anunciar e reforçar a nossa marca e Instagram, que será de grande ajuda se o que queremos é mostrar as nossas imagens corporativas.

Outra alternativa às redes sociais, que atualmente é uma das opções mais escolhidas por muitas empresas, é a criação de um blog corporativo, que permite a troca de informações com o cliente, embora deva ficar claro que devemos mantê-lo ativo, com publicações contínuas e assim conseguir um posicionamento superior.

11 benefícios das redes sociais para o seu negócio

Às vezes é conveniente parar e examinar o seu negócio. Está a aproveitar todos os benefícios das redes sociais para o seu negócio?

Um estudo realizado em 2015 pela M.A. Stelzner aponta quais são os principais benefícios que as empresas reportam ao utilizar as redes sociais:

  • Aumento do tráfego
  • Fidelidade dos clientes
  • Informação de Mercado

É importante planear e adaptar as diferentes redes sociais de que dispomos para estabelecer um canal de comunicação online com os nossos utilizadores com o fim último de atingir os objetivos que a nossa empresa necessita e onde o utilizador esteja sempre no centro.

Considere também que o investimento em redes sociais é bastante baixo se comparado às mídias tradicionais, como a produção de um anúncio para rádio ou televisão ou a veiculação de anúncios na rua, por exemplo.

Além de ter um retorno do investimento bastante rápido.

7 Estratégias para o Sucesso Financeiro

Passo a passo, aprenda como pode mudar a sua vida financeira e obter estabilidade. Estratégias simples e funcionais para Mudar a sua Vida

Vamos ver um por um os benefícios das redes para o seu negócio.

Organizamos a lista por temas:

1. Para a sua marca

As redes sociais aumentam o reconhecimento da sua marca: o público descobre quem é, o que faz e porquê. É importante que tudo isto fique claro apenas olhando as suas informações e foto de perfil nas redes.

Seja direto e preciso. Pelo que mostra, o público alvo pode segui-lo, contatá-lo ou comprar.

Humanize a sua marca, utilizando as suas redes sociais (e recursos como artigos de blog gratuitos ou e-books) para criar valor de marca e humanizá-la.

Deve conquistar a confiança do cliente e passar de ser uma marca sem alma a conectar-se com a sua personalidade e espírito.

Nesse sentido, dar voz própria à sua marca é vital: jovem ou espirituoso ou fechado ou formal. Depende da imagem e dos sentimentos que deseja transmitir ao seu público.

Aproveite para contar a história da sua marca. Partilhe histórias de pessoas que usam os seus produtos ou serviços ou partilhe algo que a sua marca esteja a fazer que possa ter uma resposta positiva do público.

Conteúdos

Quanto mais o conteúdo das suas redes sociais for partilhado, melhor será a sua posição nos mecanismos de busca.

Daí a importância de não apenas pensar no que postar e partilhar, mas também quando fazer. Ter um calendário que o ajude a organizar o seu conteúdo será útil, não só para postar na hora certa, mas também para editar o seu conteúdo e melhorar o seu SEO.

Transforme a sua marca em autoridade e seja líder. Partilhe conteúdos que fazem a sua marca parecer especialista na sua área e consolide a sua imagem como referência no setor. Quanto mais conteúdo relevante partilhar, melhor será a sua classificação nas pesquisas.

Promova conversas sobre sua marca. Aproveite a interação com os seus seguidores para que percebam que existem pessoas por trás da marca e não robôs.

Participe, pergunte, peça opiniões sobre os seus produtos ou serviços, responda, comente. Interaja e incentive conversas.

2. Para a sua estratégia de publicidade

As redes permitem que segmente o seu público e crie anúncios específicos para cada rede que gere.

E essa é uma das grandes vantagens das redes sociais: pode saber onde estão os seus seguidores, o que fazem, do que gostam, o que partilham, quantos anos têm, etc.

Isto permite que conheça o seu público em profundidade e saiba a mensagem exata que atenderá aos seus gostos e necessidades.

Não pense que ter esta informação basta para converter um seguidor num cliente. O facto de eles visitarem a sua página ou darem “gostos” aos seus posts não garante isso.

Use o retargeting para rastrear os seus visitantes, criar públicos-alvo personalizados e mostrá-los diretamente.

3. Para os seus clientes

As redes sociais oferecem informações valiosas sobre os seus clientes (quem são, o que fazem, o que pensam).

Pratique a escuta ativa e interaja com eles de forma eficiente e ágil, construa relacionamentos, tenha interesse em conhecer as suas experiências e, assim, consolide a lealdade para com a sua marca ou serviço.

Lembre-se, esta é uma corrida de longo prazo e não deve esperar conversões ou compras imediatamente.

Não basta apenas partilhar experiências com os seus clientes, deve estar atento ao que se fala sobre a sua marca.

O Sprout Social oferece ferramentas para monitorizar conversas e menções sobre a sua marca para que não perca nada.

Partilhe com os seus clientes informações sobre os tópicos que domina (sempre de forma original e criativa) e que eles gostam.

E mantenha-os sempre atentos às suas novidades: quais novos produtos ou serviços vai lançar, a realização de um próximo evento, se fez uma atualização de um produto ou serviço, etc. Não negligencie o engajamento.

4. Para saber quem é a sua concorrência

Com a concorrência pode aprender mais do que imagina: partilhando o mesmo nicho de mercado e público, poderá ver o que funcionou para eles, quais foram os seus erros (para não repeti-los), bem como encontrar palavras-chave que possam ser eficazes e, ao mesmo tempo, pode analisar quais serviços ou conteúdos não estão a ter em consideração (e dos quais pode tirar vantagem a seu favor).

Saber o que a sua concorrência faz fornece informações sobre aquele público com o qual também pode interagir e beneficiar-se.

5. Para o seu conteúdo

Redes sociais e conteúdo andam de mãos dadas. Um bom conteúdo precisa de ser partilhado com rapidez e facilidade e as redes são as suas aliadas para consegui-lo e atingir o público que precisa e deseja.

Mas fazer isso implica ter um plano de distribuição: o que vai ser partilhado no Twitter, no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Aproveite as redes sociais para integrar com os seus seguidores, pois nada agrada mais o público do que saber que o leva em consideração e valoriza as suas açoes.

As redes oferecem excelentes recursos para contar histórias, como os stories no Instagram, no Facebook ou com imagens e textos integrados.

O fundamental é saber adaptar o conteúdo a cada canal. Não se trata de distribuir conteúdo aleatoriamente.

Sonha em criar conteúdo viral? Impossível sem levar em conta as suas redes sociais.

Facilitam sua a viralização e embora não existam receitas mágicas para o sucesso, tenha em mente o seguinte: direcione o seu conteúdo para o público certo, apele a alguma emoção, conte uma história, use situações do cotidiano, use um tom próximo e, acima de tudo tente não fazer parecer um anúncio publicitário.

6. Para gerir uma crise

Ninguém se livra de uma e é melhor estar preparado para o caso dela chegar. Use as redes a seu favor para responder rapidamente, emitir uma declaração, mea culpa ou declaração pública.

7.Para aumentar as suas vendas

Através das redes pode atrair potenciais clientes ou conduzi-los aos seus canais de vendas.

Também pode entrar em contacto com potenciais clientes, esclarecendo dúvidas sobre um produto ou serviço ou aprendendo mais sobre a sua experiência de compra e aprimorando-a, se necessário.

8. Para gerir recursos humanos

Já se foi o tempo dos anúncios classificados nos jornais para encontrar ou oferecer emprego.

As redes sociais são um dos meios mais eficazes de recrutamento de pessoal.

E não só, permite-lhe interagir com os seus colaboradores que, se estiverem satisfeitos com a empresa, tornam-se embaixadores da sua marca, pois transmitirão os sentimentos positivos que ela gera neles.

 

9. Para marketing

As redes sociais permitem que se reúna com outras marcas ou campanhas e desenvolva projetos colaborativos que beneficiam todos os participantes, atingindo o mesmo público.

Também pode usá-las para promover eventos como festivais, conferências ou workshops onde a sua marca participa. Comece a usar as suas próprias hashtags relacionadas a ela e alcance o público que realmente deseja e precisa para o seu negócio.

 

10. Para pesquisa e desenvolvimento

Se monitorizar e supervisionar as suas redes, poderá detetar tendências e respostas aos seus produtos, às suas versões aprimoradas ou lançamentos futuros.

Atualmente pode obter informações atualizadas sobre o que seu público deseja, procura e precisa.

Pratique sempre a escuta ativa e esteja atento às sugestões e recomendações dos seus seguidores. Existem grandes ideias que podem inspirá-lo!

E se tem dúvidas sobre o lançamento de um novo produto, serviço ou atualização, por que não testá-lo previamente com o público?

Apresente as diferentes versões e deixe-os pensar. Também pode experimentar diferentes tipos de conteúdo e ver quais funcionam melhor ou têm mais engajamento entre os seus seguidores.

11. Para otimizar o seu SEO

É sabido que o conteúdo partilhado favorece o SEO da sua marca. O mesmo vale para o engajamento.

Um bom conteúdo, acompanhado de uma promoção adequada e inteligente, irá posicioná-lo melhor nas buscas dos utilizadores.

Então, vamos trabalhar para ele! Otimizar o SEO também irá beneficiá-lo e, assim, atingir apenas o público que lhe interessa.

Evite gerar spam e espalhar o seu conteúdo (mesmo que seja muito bom) sem estratégia ou em muitos canais sem traçar um plano.

Pode trabalhar com influenciadores neste momento: mencionando ou marcando-os, mas de forma inteligente, ou seja, criando mensagens personalizadas para cada um deles, explicando porque foram mencionados ou que é uma forma de agradecer por algo que disseram ou fizeram com a sua marca ou produto.

Lembre-se de que é um trabalho de longo prazo, mas que lhe dará a visibilidade e o reconhecimento que serão vitais para a sua marca.

7 Estratégias para o Sucesso Financeiro

Passo a passo, aprenda como pode mudar a sua vida financeira e obter estabilidade. Estratégias simples e funcionais para Mudar a sua Vida

Quais redes sociais escolher para o seu negócio?

As redes sociais agora são essenciais para a sua estratégia de comunicação. No entanto, são tantas que não é fácil escolher em quais estar presente. Twitter, Facebook, Instagram… Quais redes sociais deve escolher para o seu negócio?

Num mundo ideal, usaria todos elas, mas no mundo real não tem os recursos humanos, temporários e financeiros necessários para se comunicar de forma eficaz em todas as redes sociais.

Se os seus olhos forem maiores que a sua barriga, corre o risco de criar contas que não estarão ativas o suficiente e isso será prejudicial para si.

Então, quais redes sociais deve escolher para o seu negócio? Se acha que tem que estar no Facebook porque é o mais popular, está no caminho errado!

Cada rede social possui características próprias que devem ser levadas em consideração no momento de definir as redes sociais mais relevantes para o seu negócio.

Por que precisa de comunicar-se nas redes sociais?

  • 75% dos utilizadores da Internet afirmam estar prontos para partilhar o conteúdo de que gostam na Internet com os seus amigos e familiares
  • 86% dos profissionais de marketing consideram as redes sociais uma alavanca importante
  • 89% dos marketers afirmam que o ganho de visibilidade é a principal vantagem das redes sociais

Quais redes sociais escolher para o seu negócio?

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada e pode, portanto, ser considerado essencial para a sua atividade, mas é importante qualificar esta ideia.

Na verdade, sendo o Facebok a rede social mais utilizada, é também a rede social mais competitiva.

Atualmente, é difícil crescer a sua comunidade no Facebook sem investir um mínimo em uma campanha publicitária no Facebook.

As vantagens do Facebook

A grande maioria dos seus clientes atuais e potenciais tem uma conta no Facebook

Pode partilhar todo o seu conteúdo no Facebook: textos, imagens e vídeos

O Facebook é ideal para o seu negócio?

  • 93% das postagens mais envolventes no Facebook têm uma foto;
  • 42% dos utilizadores gostam de páginas do Facebook para obter descontos ou promoções
  • 35% dos utilizadores gostam de páginas do Facebook para participar de concursos
  • 77% dos marketers B to C já conquistaram clientes graças ao Facebook

Twitter

O Twitter é uma rede social de microblog que permite aos seus utilizadores postar mensagens curtas, limitadas a 140 caracteres (tweets).

O Twitter está presente como uma rede de informação social em tempo real.

As vantagens do Twitter

  • O Twitter permite realizar uma observação completa do mercado em tempo real
  • O Twitter facilita a promoção de seu conteúdo partilhando URLs

 

O Twitter é ideal para o seu negócio?

  • 85% dos profissionais de marketing B2B usam Twitter
  • 50% dos profissionais de marketing B to B consideram o Twitter uma alavanca relevante
  • 53% das empresas no Twitter atuam no setor de informação e comunicação

Youtube

O YouTube é a rede social número um para partilha de vídeos. Sendo o vídeo a tendência de marketing a não perder, o YouTube deve, portanto, fazer parte do seu pensamento e certamente será integrado à sua estratégia de comunicação de acordo com os seus recursos e habilidades.

As vantagens do YouTube

  • O YouTube permite que divulgue a sua imagem, os seus produtos e serviços em vídeo
  • Como o Google Plus, o YouTube tem uma influência significativa no seu SEO
  • A rede de publicidade do YouTube é uma das menos caras

 

O YouTube é ideal para o seu negócio??

  • 57% dos consumidores afirmam que assistir ao vídeo de um produto aumenta a sua satisfação e diminui o seu desejo de devolver o produto
  • 64% dos visitantes do site que viram um vídeo ficam em média 2 minutos a mais
  • 64% das pessoas que viram um vídeo de produto/serviço têm maior probabilidade de comprar

Instagram

O Instagram permite principalmente partilhar fotos após a aplicação de filtros, tornando-as mais estéticas.

O Instagram também permite a partilha de vídeos curtos, de até 60 segundos.

As vantagens do Instagram

  • O Instagram permite que destaque os seus produtos
  • Instagram é uma ferramenta poderosa para configurar a sua estratégia de narrativa visual
  • O Instagram possibilita atingir um grande público

 

O Instagram é ideal para o seu negócio?

  • 51% dos utilizadores do Instagram são homens
  • 20% dos utilizadores da Internet possuem conta no Instagram
  • O engajamento dos utilizadores no Instagram é 58 vezes maior do que o engajamento médio no Facebook e 120 vezes maior do que o engajamento médio no Twitter!

7 Estratégias para o Sucesso Financeiro

Passo a passo, aprenda como pode mudar a sua vida financeira e obter estabilidade. Estratégias simples e funcionais para Mudar a sua Vida

Como sabe, as redes sociais agora são essenciais para o seu plano de comunicação. Porém, para colher todos os benefícios, é importante construir uma verdadeira estratégia de comunicação nas redes sociais.

E, acima de tudo, precisa de selecionar cuidadosamente as redes sociais nas quais concentrar os seus esforços.

A seleção das suas redes sociais deve ser feita levando em consideração as características que mencionamos acima, mas também de acordo com as suas habilidades e os seus recursos humanos e de tempo.

Aproveite e Veja Também:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.