A grande Senhora Simone de Oliveira

Simone de Macedo e Oliveira nasceu em Lisboa a 11 de fevereiro de 1938. É cantora, actriz de teatro e de televisão, é um símbolo de  Portugal e merece um vinho Simone de Oliveira para a comemoração dos seus 60 anos de carreira.

Simone de Oliveira é filha de Guy de Macedo de Oliveira, falecido em Lisboa em 1970, e de sua mulher Maria do Carmo Tavares Lopes da Silva. O seu pai era diretor de uma fábrica de moagem nos Olivais e a sua mãe era empregada dos Correios.

Simone frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Casou-se com 19 anos e foi vítima de violência doméstica, pois sofreu agressões por parte do marido, com quem viveu durante apenas três meses.

simone de oliveiraSimone de Oliveira

Na sequência de uma depressão, aos 19 anos, o médico aconselhou-a a distrair-se, então matriculou-se no Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional e iniciou-se nos programas de Motta Pereira.

Do relacionamento com o Engenheiro António José Coimbra Mano, nascido na Figueira da Foz, a 13 de Janeiro de 1930, teve dois filhos: Maria Eduarda de Macedo Coimbra Mano (Lisboa, 15 de Agosto de 1959) e António Pedro de Macedo Coimbra Mano (Lisboa, 30 de Junho de 1961).

Vida Profissional de Simone

A estreia da cantora em público ocorreu, em Janeiro de 1958, no primeiro Festival da Canção Portuguesa, realizado no cinema Império, em Lisboa. Nos dois anos seguintes iria vencer esse mesmo Festival.

Estreou-se no teatro de revista em 1962 e nesse ano venceu o Festival da Canção da Figueira da Foz.

Em 1963 recebeu o Prémio de Imprensa.

Em Março de 1965 recebeu o Prémio de Imprensa de 1964 para melhor cançonetista. Venceu o Festival RTP da Canção de 1965 com o tema “Sol de Inverno”, de Nóbrega e Sousa e Jerónimo Bragança, enquanto “Silhuetas Ao Luar” ficou em 4º lugar. Representou Portugal no Festival da Eurovisão realizado em Nápoles e foi eleita Rainha da Rádio.

Participou com “Começar de Novo”, de David Mourão Ferreira e Nóbrega e Sousa, no primeiro Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro, realizado em 1966. Amália Rodrigues fez parte do júri e escolheu Simone de Oliveira como representante de Portugal.

Amália Rodrigues e Simone

Amália Rodrigues iniciou uma temporada no Olympia, em França, como primeira figura do espectáculo “Grand Gala du Music-Hall Portugais”, inteiramente composto por um elenco português. Simone de Oliveira foi um dos nomes convidados ao lado do Duo Ouro Negro, Carlos Paredes, entre outros.

É em 1969 que Simone vence o Festival RTP da Canção, com o maior êxito da sua carreira – “Desfolhada Portuguesa”, da autoria de José Carlos Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, com orquestração do maestro Joaquim Luís Gomes e direcção de orquestra por Ferrer Trindade.

De seguida perdeu a voz, um problema que se prolongou por cerca de dois anos. Nesta fase aceitou tudo o que lhe oferecem para sobreviver. Desde o jornalismo, à rádio, à locução de continuidade ou à apresentação do concurso Miss Portugal e de espectáculos no casino da Figueira da Foz. Recuperou do problema que lhe tinha afectado as cordas vocais, a voz tornou-se mais grave, mas podia continuar a cantar.

A sua carreira foi marcada por músicas e letras compostas por autores de qualidade, muitos deles antifascistas. Isso ajudou a que, após o 25 de Abril de 1974, continuasse a sua carreira e participasse em revistas como “P’ra Trás Mija a Burra”.

Simone de Oliveira, diva da música, do cinema e do teatro português deve ser respeitada, acarinhda e homenageada por todos os portugueses.

Vinho comemorativo 60 anos

Para a comemoração dos seus 60 anos de carreira a VA-Global lançou um vinho exclusivo que reflecte a sua grandeza no mundo.

Um vinho de topo dos topos do Douro com requinte e um grande sabor como se caracteriza a Grande Simone de Oliveira.

Este vinho é uma edição completamente limitada a apenas 2000 mil garrafas, numeradas! Só para verdadeiros apreciadores de vinho!

Se queres ser uma das poucas pessoas a ter um exemplar deste vinho comemorativo dos 60 anos da Simone de oliveira, não podes perder mais tempo e encomenda on-line neste LINK

 

 

Caso queira saber mais sobre a VA-Global pode visitar a página: https://bmarques.com/familiafeliz/

Família Feliz