Dieta equilibrada 

Uma dieta Equilibrada é aquela que oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo necessita para viver em harmonia. O consumo de uma variedade de alimentos é essencial para a obtenção do equilíbrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.

Para que servem os alimentos? Os alimentos têm várias funções no organismo. Estes dividem-se em três grandes grupos, de acordo com a sua funcionalidade: Energéticos, Construtores e Reguladores.

Os Alimentos Energéticos fornecem Energia. O corpo precisa de energia para andar, pensar, trabalhar, brincar e para atividades que até dormindo não podem parar, como por exemplo: respiração, batimentos do coração, circulação do sangue nas veias e outras. Todos os alimentos fornecem energia. Os que fornecem muita quantidade de energia estão no grupo chamado Energéticos.

Os Alimentos Construtores auxiliam no crescimento e restabelecimento dos tecidos. O nosso corpo tem capacidade de cicatrizar e de construir ossos, pele, cabelo, unhas, dentes e outras partes.

Os Alimentos Reguladores regulam o funcionamento do corpo. O organismo precisa de nutrientes para regular o seu funcionamento, para prevenir certas doenças como gripes e resfriados e para ajudar na digestão dos alimentos. Os nutrientes reguladores são as vitaminas (A, B, C, D, E, K etc) e os minerais (Ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco etc)

Dieta Equilibrada

 

Mantenha uma alimentação saudável

Este é um dos aspetos mais importantes para manter ou melhorar a sua saúde. Alimentar-se de forma equilibrada tem muitas vantagens:

  • ajuda a controlar o peso (dieta);
  • ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de acidentes vasculares cerebrais (AVC);
  • melhora as hipóteses de sobrevivência, após um ataque cardíaco;
  • ajuda a reduzir a tensão arterial para níveis mais baixos;
  • baixa os níveis de colesterol no sangue;
  • melhora o controlo dos níveis de açúcar no sangue;
  • ajuda a proteger contra a diabetes, tipo 2;
  • ajuda a proteger contra alguns tipos de cancro;

Enfim, uma dieta equilibrada contribui também para sentir-se bem, dar-lhe mais energia e vitalidade.

Contudo, com os estilos de vida de hoje em dia e com a qualidade reduzida da nossa alimentação, o nosso organismo ressente a falta de nutrientes. Uma boa suplementação de nutrientes essenciais fortalece o nosso corpo, proporcionando uma melhor Saúde e Bem-Estar.

Aos vegetais, atualmente, com a produção em massa, são adicionados pesticidas, antibióticos e muitos mais químicos para que possam crescer de forma rápida e bonita.

Já reparou que a maior parte do peixe existente nos supermercados é de viveiro? Esse peixe tem os mesmos nutrientes que tem um peixe do alto mar? Não nos faz mal consumi-lo, mas certamente não tem todos os nutrientes como há uns 10 ou 20 anos atrás tinha. É este tipo de situação que nos leva a ter que suplementar o nosso organismo, para que este possa funcionar em pleno, durante muitos anos.

Oferta de ebook

Como Perder Peso, Fazendo Exercício sem Esforço

Este eBook é um Guia Completo passo a passo, de como podes perder peso sem esforço


    1 Response to "Dieta equilibrada faz bem à saúde"

    • Tessica

      When it was time for Elizabeth to have her baby, she gave birth to a son. I had to race away to find those words after reading this powerful post. They were words of great beauty and conoslation to me at a time! Thank you, from a Pausing strawberry.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.