“Pai Rico, Pai Pobre”. Certamente você já ouviu falar nesse livro

Neste artigo, eu quero apresentar-te os dez principais ensinamentos do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, uma das várias obras que me influenciou bastante na minha carreira e na minha vida como um todo.

Vou mostrar-te de uma forma bastante resumida tudo que esse maravilhoso livro tem para nos ensinar e como ele pode transformar a sua vida. Se isso parece interessante, eu peço para que você deixe seu “like”, que eu envio-lhe uma cópia para Você mesmo poder ler o livro Pai Rico, Pai Pobre.

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 1

Saia da corrida dos ratos. Vamos começar com um dos principais ensinamentos do livro, a “corrida dos ratos”. Esse é um conceito criado para identificar o estilo de vida que a maioria das pessoas que trabalha, leva.

A corrida dos ratos começa quando as pessoas começam a trabalhar nos seus primeiros empregos. Ao ganhar o salário, a maioria das pessoas gasta absolutamente todo o dinheiro, em um “mix” de despesas essenciais com alguns bens supérfluos, esgotando rapidamente todo o seu dinheiro.

Só que quando as pessoas recebem uma promoção e aumentam os seus ganhos como forma de salário extra, esse excedente de receita, é gasto novamente em produtos e serviços que não geram riqueza.

No final das contas, tudo o que ganhou a mais é gasto de alguma forma, independentemente da quantia que você ganha por mês.

E esse é um fato que o Robert Kiyosaki traz no livro e eu pude comprovar durante a época que trabalhei no estrangeiro! Ganhava 3 ou 4 vezes mais do que em Portugal, mas gastava absolutamente todo o dinheiro.

Esse é o padrão mental de quem está na corrida dos ratos. A principal recomendação de Kiyosaki é: “saia dela o quanto antes”. Agora, como fazer isso?

Bem, os próximos ensinamentos estão aí para te mostrar o caminho certo e para tirar Você desse problema!

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 2

Eduque-se financeiramente. Quer sair da corrida dos ratos? Aqui está o segredo! Tudo o que você precisa fazer é buscar educação financeira.

Para o autor do livro é extremamente importante aprender sobre esse tema que, infelizmente, não é ensinado nas escolas.

Como educar-se financeiramente? Simples: estimulando a sua curiosidade, procurando entender melhor como o dinheiro funciona, como o mercado financeiro está estruturado, como fazer um bom planeamento financeiro e aí por diante.

Se você está acompanhando este blog, já está fazendo uma coisa muito boa para o seu futuro financeiro e está dando um passo na direção certa para a saída da corrida dos ratos. Os meus parabéns!

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 3

Não pare de estudar. Digamos que você tenha frequentado a escola por anos, entrou na faculdade e até fez algum curso de pós-graduação. Você já pode parar de estudar? Na opinião de Robert Kiyosaki, não!

E eu concordo totalmente com ele. A busca por conhecimento deve ser uma constante na sua vida. Eu não estou falando apenas da educação formal aqui.

Para você ter uma noção, o “pai rico”, de Kiyosaki, que ele apresenta no livro, nunca terminou o ensino médio e veio a se tornar um dos homens mais ricos do Hawaii.

O “pai pobre”, por outro lado, especializou-se e possuía todas as credenciais de um verdadeiro doutor, mas morreu pobre deixando dívidas para sua família.

Os dois sabiam a importância do estudo, mas um deles buscava o conhecimento que o aproximava mais dos seus objetivos financeiros. O outro, buscava títulos e certificações.

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 4

Comece cedo. O quarto ensinamento do livro diz-nos que é importante começarmos a construção da nossa riqueza cedo, o quanto antes, se possível.

Se você é jovem, não perca tempo e comece agora mesmo a buscar conhecimento financeiro.

Se para você parece que é tarde demais, o autor também tem uma dica: comece agora mesmo! Todo o tempo que você gastar lamentando, poderá ser um tempo que fará falta no futuro.

Você pode não ter tido a oportunidade de começar cedo, mas tenha responsabilidade de começar o quanto antes, agora que você sabe a importância disso.

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 5

Aprenda sobre empreendedorismo. Para Robert Kiyosaki, as pessoas deveriam sempre buscar novas formas de empreender.

Seja por conta própria, seja dentro da empresa que trabalha, o empreendedorismo tem lições preciosas sobre dinheiro. Para resumir esse ensinamento, o autor cunhou a seguinte frase: “cuide dos seus negócios”.

E deu como exemplo o caso do fundador do McDonald’s, da forma que o conhecemos hoje, que, por sinal, é uma história muito bem retratada no filme que eu recomendo, chamado “Fome do Poder”.

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 6

Entenda a diferença de passivos e ativos. Outra lição importantíssima do livro “Pai Rico, Pai Pobre” é a diferença entre esses dois termos.

E aqui, eu vou fazer um resumo explicativo para Você.

  • Ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso.
  • Passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.

Esqueça toda e qualquer definição que você possa ter conhecido antes. Essa é a definição de Kiyosaki e é a que ele quer que você guarde.

O ensinamento que você precisa guardar aqui: é pare de comprar passivos e comece a investir em ativos.

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 7

Não trabalhe pelo dinheiro esse é o problema de quem permanece na corrida dos ratos.

Em vez de buscar formas de fazer o dinheiro trabalhar para você, a maioria vive para trabalhar pelo dinheiro.

Mas lembre-se: não trabalhe apenas pelo dinheiro.

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 8

ensinamentos do pai rico pai pobre

Não acredite em crenças. Limitantes. Você provavelmente já deve ter ouvido frases como “o amor ao dinheiro é fonte de todo mal” ou “estude arduamente para poder trabalhar numa boa empresa” ou ainda “não dá para comprar isso”.

O “pai rico” de Kiyosaki tinha frases semelhantes, mas com o propósito completamente diferente como “a falta de dinheiro é a raiz de todos os males” ou “estude arduamente para comprar uma boa empresa” e ainda “o que eu posso fazer para poder comprar isso?”.

Percebe a diferença da mentalidade? Bom, crenças limitantes podem atrapalhar a sua busca pela independência financeira, por isso eu recomendo que você não acredite nelas.

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 9

pai rico pai pobre

Entenda a diferença entre ser pobre e “estar falido”. Estar falido é algo momentâneo, ser pobre é algo que vai durar para sempre.

Tem muito mais relação com a sua mentalidade. Na sua caminhada, você vai ter altos e baixos, vitórias e derrotas, e talvez você vá falir em algum momento.

Tendo uma mentalidade positiva, de entender que isso é algo do jogo e pode ser superado é o que Kiyosaki recomenda que você faça. Quem tiver essa mentalidade vai prosperar, independentemente dos problemas que vai enfrentar.

Agora, se você adotar uma mentalidade negativa, de acreditar que é pobre e que existe um determinismo que vai tornar a sua vida assim para sempre, você nunca vai sair dessa situação.

Pai Rico, Pai Pobre, ensinamento 10

pai rico pai pobre

Entenda que existem quatro tipos de pessoa. Por fim, a dica final do livro “Pai Rico, Pai Pobre” que eu gostaria de compartilhar aqui é sobre o que eu chamo de quadrantes do dinheiro.

Para Kiyosaki, existem quatro tipos de pessoas: os empregados, os autônomos, os donos de negócios e os investidores.

Ele divide essas quatro pessoas em quadrantes. No lado esquerdo temos os empregados e os autônomos e no lado direito os empreendedores e donos de negócios e os investidores.

A parte do lado esquerdo é onde a maioria está. Nesses quadrantes, as pessoas trabalham pelo dinheiro e o salário aumenta de forma linear, numa relação de receita por hora trabalhada.

No lado direito é onde poucas pessoas se arriscam a estar.

Nesses quadrantes o ganho é residual e é o dinheiro que trabalha para as pessoas, elas têm sistemas que geram mais dinheiro, que geram renda ativa pelos seus negócios ou renda passiva pelos seus investimentos.

Quer saber a boa notícia aqui? Quem está do lado esquerdo pode migrar para o lado direito! O importante é entender que você não está preso a nenhuma dessas classificações e pode mudar de um quadrante para o outro sempre que desejar.

É tudo uma questão de desenvolver as habilidades e a mentalidade correta.

Bom, esses foram os principais ensinamentos que eu extraí do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki.

E você, já leu esse livro? Gostaria de sugerir alguma outra lição importante contida nele? Deixe a sua contribuição aqui abaixo no campo de comentários.

E se você quiser realmente sair da corrida dos ratos, o primeiro passo, na minha visão, é começar a por o dinheiro a trabalhar para Você.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.