Muitas pessoas vivem lutando contra a balança e a sua nutrição. Algumas querem emagrecer, outras, por incrível que pareça, têm dificuldade em engordar. Estas coisas nem sempre são tarefas fáceis, principalmente à medida em que vamos envelhecendo. E o culpado por você não estar a conseguir atingir o seu objetivo pode ser o seu metabolismo, que pode estar lento ou rápido demais.

Mas, o que é e como funciona o metabolismo? É mais ou menos assim: substâncias químicas e nutrientes sofrem transformações no interior do nosso corpo o tempo todo e a esta ação dá-se o nome de metabolismo. É através destes processos que é produzida energia para manter o corpo a funcionar.

Podemos dizer que para o corpo se manter vivo, ele precisa queimar calorias e isso ocorre devido ao metabolismo. Mesmo que você não faça qualquer atividade física, o corpo está a queimar calorias 24 horas por dia. Até mesmo quando se está a dormir. Tenha uma boa nutrição.

nutrição saudável

O metabolismo das pessoas é diferente de pessoa para pessoa e depende de alguns fatores como genética, altura, sexo, idade, peso, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Por isso é que algumas pessoas têm mais facilidade em emagrecer do que outras, já que elas conseguirão gastar mais energia por possuírem um metabolismo mais rápido, enquanto outras lutarão contra a balança para perder alguns quilos. Ou seja, algumas pessoas têm o metabolismo mais lento, por isso demoram mais ou não conseguem emagrecer, apesar de fazer dietas.

A  perda de tecido muscular é a causa principal da diminuição do metabolismo. Por isso, a recomendação é fazer alguma atividade física para que os músculos se mantenham ou se desenvolvam. Outro fator que interfere com metabolismo é a diminuição do nível de atividade à medida que se fica mais velho.

Por isso, é fundamental fazer algum tipo de exercício regularmente. Há ainda outras causas como uma nutrição inadequada, já que é muito comum as pessoas pularem refeições ou ficarem muito tempo sem se alimentar. E quando isso ocorre, o corpo obtém a energia necessária consumindo também o seu próprio tecido muscular.

Alimentação saudável e uma boa nutrição

nutrição

Uma nutrição saudável é aquela que fornecerá todos os nutrientes de que o corpo necessita para funcionar bem. São seis os nutrientes que o nosso corpo necessita diariamente: carboidratos, gorduras, proteínas, água, sais minerais e vitaminas.

Carboidratos: É através deles que as nossas células obtêm energia para realizar as suas funções metabólicas. Nesse grupo estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc.), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc.), e os açúcares (mel, melado, frutose, etc.).

Gorduras: Cientificamente conhecidas como lipídios, as gorduras são a maior fonte de armazenamento de energia no organismo e também auxiliam no transporte e absorção de vitaminas A, D, E e K. São fontes de gorduras o azeite, manteiga, óleos vegetais, oleaginosas, ovos e carnes.

Água: A água é indispensável para a vida humana, pois se estima que o peso do nosso corpo seja constituído por cerca de 65% desse elemento. Em condições de temperatura normal, um adulto necessita ingerir cerca de dois litros de água por dia. A principal fonte de água vem dos líquidos, porém os alimentos, principalmente frutas e hortaliças possuem quantidades de água significativas para o organismo.

Vitaminas e sais minerais: Não fornecem energia, mas são essenciais em pequena quantidade para regular muitos dos processos metabólicos. Os alimentos tanto de origem animal como vegetal os contêm numa grande quantidade.

Proteínas: As proteínas constituem a base estrutural do nosso corpo e são indispensáveis para a formação e crescimento dos músculos, órgãos, pele e ossos. Além disso, elas também fornecem energia. Existem em maior quantidade em cereais como a quinoa, arroz integral, milho, trigo, leguminosas e também em ovos, leite e carne de animais.

nutrição variada

Quando os nutrientes estão em falta ou em excesso podem criar desequilíbrios e doenças. Por isso, é muito importante sabermos o que precisamos ingerir e a quantidade adequada. Alimentação é um tema muito importante para o qual existem muitas orientações, que são resultado de pesquisas e experiências.

Precisamos de estar atentos à nossa saúde porque também temos muitas “tentações”. Alguns alimentos que são muito atraentes ao paladar, na opinião de alguns, tais como doces e algumas gorduras, apesar de fornecerem muitas calorias não contêm variedade de nutrientes. São chamados, por isso, de “calorias vazias”.

Caloria não é um nutriente, e sim uma medida da energia que os nutrientes podem fornecer ao nosso corpo. A expressão “calorias vazias” indica que o alimento fornece apenas alguns nutrientes energéticos, dos quais não se aproveita nada além da energia. Tais alimentos devem ser consumidos com moderação, pois se essas calorias não forem gastas, tais nutrientes se transformarão em gorduras que vão se acumular no corpo e, em excesso, podem gerar diversos problemas de saúde.

Concluindo, independentemente do desejo de ganhar ou perder peso, cuidar do nosso corpo é fundamental. Para que funcione bem é necessário ter cuidado com a alimentacão.

Veja também este artigo que pode Ajudar a atingir os seus Objectivos:

como ter sucesso nos dias de hoje

Uma boa nutrição proporciona um bom funcionamento.


    1 Response to "Nutrição ideal para que o seu corpo funcione bem"

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.