Cria conteúdo e já pensou em como fazer um ebook profissional? Diz-se que publicar um ebook é muito simples, que a editoração eletrônica online tornou a vida do autor muito mais fácil, mas raramente se diz todos os passos a serem dados do zero até que tenha o seu ebook à venda.

Neste guia, terá tudo o que precisa de saber para escrever e fazer o layout do seu ebook e, finalmente, publicá-lo na Amazon ou noutra plataforma.

Se é uma pessoa inquieta, com certeza já pensou em como criar um ebook para publicá-lo na Amazon, por exemplo.

É uma ótima maneira de contar coisas ao seu público, de melhorar a sua marca pessoal e, por que não, de ganhar um rendimento passivo.

É claro que escrever um ebook e enviá-lo atualmente é uma tarefa muito mais fácil do que há alguns anos. A edição eletrónica é uma realidade e qualquer pessoa pode fazer isto com a Amazon ou a Hotmart.

Portanto, para guiá-lo através do processo e torná-lo realmente simples, criamos este guia passo a passo para publicar um ebook online.

Desde a conceção da ideia, até a criação dos arquivos, o upload e a otimização para que tudo pareça ótimo e possa estar presente em qualquer biblioteca digital.

Com este guia quero ensinar-lhe tudo o que precisa para que saiba como fazer um ebook de uma forma muito simples. Vou definir as diretrizes para que coloque todas as ideias em ordem e poderá escrever em tempo recorde.

 

Como fazer um ebook passo a passo

Estas são todas as etapas que deve seguir no processo de criação de seu ebook:

1️ – Defina uma meta

O ponto de partida antes de iniciar qualquer trabalho é definir uma meta para si mesmo.

Por que quer escrever um ebook? e não vale a pena responder porque todos escrevem.

Se está a pensar em aumentar a captação de leads no seu site, ou se está a pensar em partilhar todo o conhecimento que tem sobre um assunto, seja qual for o propósito para o qual decida escrever um ebook, deve sempre definir uma meta ao escrevê-lo.

Pense que é um projeto muito longo e requer muito trabalho da sua parte. Portanto, se você está a pensar em escrever um ebook, responda a esta pergunta antes de ler este guia: por que quero fazer um ebook?

Como fazer um ebook profissional

2 – Concentre-se num tópico muito específico

Escrever um ebook não é como escrever um post ou um artigo. Um ebook requer muito mais especialização, mais conhecimento da sua parte sobre o assunto que o seu ebook eletrónico tratará.

Portanto, escolha um tópico que domine. É verdade que sempre pode fazer uma ótima pesquisa sobre o assunto, mas nunca deve esquecer que um ebook precisa de ter um conteúdo valioso.

Use os recursos que já possui e expanda-os. Um trabalho que fez na Universidade, um filme, um podcast, um post, etc. podem dar-lhe ideias para desenvolver as informações que contêm e criar o seu ebook.

É preciso transmitir muita segurança e conhecimento aos seus leitores. Além disso, deve interessar a muitas pessoa, assim, garante um rendimento mínimo, caso queira colocá-o à venda.

 

3 –Conheça bem o seu leitor

Quando escreve, em geral, tem que encontrar um ponto de conexão com os seus leitores que os vicie na sua leitura, que eles se apaixonem pelos seus textos. Deve definir o máximo que puder para o seu leitor.

Isto vai ajudá-lo muito na hora de escrever o seu ebook. Ao conhecê-lo, saberá responder a todas as suas necessidades, superando as suas expectativas.

Pode imaginar o que isso significa em dados de conversão, dependendo da meta que definiu para si mesmo?

Se não sabe definir o seu leitor, solicite ajuda á agência de Marketing Digital Local.

4 – Curadoria de conteúdo, uma etapa vital na preparação do ebook

A curadoria de conteúdo nada mais é do que leitura, leitura, leitura e leitura. É o trabalho de pesquisa preliminar que deve fazer antes de começar a escrever o seu ebook.

Portanto, não economize em procurar informações, pesquisar e comparar tudo o que leu sobre o assunto que o seu ebook irá abranger.

Além disso, é um trabalho sem fim, muitas vezes, ao desenvolver o seu ebook, descobre que precisa de expandir informações específicas sobre uma parte do ebook.

Quando terminar de fazer a pesquisa preliminar, deve escrever o esboço do ebook em uma folha de papel. Faça um esboço de índice, é muito provável que altere os títulos posteriormente.

É muito importante ter um esboço dos pontos a serem discutidos no ebook e depois desenvolvê-lo. A intenção deste esquema não é outra senão estabelecer uma ordem de todas as informações que coletou e, em seguida, desenvolvê-la.

 

5 – Escreva o ebook

Agora é a hora de desenvolver todos os pontos do índice que criou com a ordem em que deseja escrever.

Escolha o formato que mais gosta. Desenvolva os pontos do esboço que escreveu, mas se surgir a necessidade de remover, colocar ou mudar, você deve dar sentido a todo o objetivo e tema que definiu para si mesmo no início.

Escreva todo o conteúdo primeiro, sem se preocupar com elementos gráficos. Não escreva parágrafos muito longos. O ideal é escrever parágrafos de no máximo 3 linhas.

Use negrito para enfatizar o texto importante, faça isso de forma que o seu leitor possa entender todo o conteúdo apenas lendo as frases que colocou em negrito.

Sugiro que você faça uma formatação do seu texto. Leia as frases que destacou em negrito e encontre um sentido, bem como um resumo de todo o conteúdo.

Use listas e marcadores, não escreva texto simples. Pense nisso como um ebook, contém muito texto e o seu objetivo é fazer com que o leitor se apaixone. Fale com o seu leitor, escreva como se estivesse a contar uma história. Dessa forma, manterá toda a atenção dele no seu conteúdo.

E tenha cuidado com o início e o fim do seu ebook. No começo deve ser capaz de chamar a atenção do seu leitor, fisgá-lo, e no final pense em uma chamada à ação. Dependendo do objetivo que definiu para si mesmo, deve pedir uma opinião ou peça que assine a newsletter do seu blog ou site, por exemplo.

 

dicas-para-escrever-melhor-um-ebook-profissional

 

Como fazer um ebook e vendê-lo online

Para começar, que motivos pode ter para criar um ebook e vendê-lo online para que todos possam comprá-lo?

  • Porque é um escritor: esta opção é óbvia. Se já é um escritor amador, a edição eletrónica é muito simples. Não precisa de uma editora para publicar fisicamente o ebook. Você cria o seu ebook no seu computador, faz o upload e então pode dedicar-se a promovê-lo.
  • Ou porque deseja posicionar-se como um especialista num tópico.
  • Talvez porque está a tentar obter um rendimento passivo, e criar ebooks é uma das maneiras de consegui-lo.
  • Porque é curioso. Aprendeu que qualquer pessoa pode publicar de graça e perguntou-se: por que não libertar a sua criatividade? Quer experimentar a experiência.

 

Parte 1: Como criar um ebook do zero

A verdade é que ninguém pode dizer-lhe como escrever o seu ebook e nem nós. Logicamente, o tema e o estilo terão que ser escolhidos por si.

Se vai ser um romance ou uma poesia, este guia também o ajudará, embora talvez se concentre em aspetos mais orientados para o ensaio do ebook.

 

Em que formato escrevo o meu ebook?

Não se preocupe com isso ainda, escreva o conteúdo do seu ebook com a ferramenta que for mais confortável para si. O mais normal é que faça num processador de texto, seja Word ou qualquer outro.

Tenha em mente que se não tiver um instalado, pode sempre fazer isso no Google Docs e depois fazer download do arquivo.

Portanto, abra a sua ferramenta favorita e fique de frente para a tela em branco para começar a criar o seu ebook.

 

Comece a escrever um ebook. Você precisa de um plano

Não pode simplesmente começar a escrever um ebook e ver o que sai. Esta não é uma estratégia viável, seria como correr para lugar nenhum.

Em primeiro lugar, é essencial fazer um esboço para dividir o ebook em seções ou capítulos. Este ponto será muito diferente dependendo do tipo de ebook que deseja fazer.

Escrever um romance ou ficção, logicamente não é o mesmo que fazer um guia para fins educacionais.

Portanto, temos que ser claros sobre quais os tópicos trataremos no nosso ebook e em que ordem e com isso faremos um esboço, como o seguinte:

 

Como fazer um ebook e vendê-lo online

  1. Por que escrever um ebook?
  2. Escolha do seu tema
  3. Enredo
  4. Ensaio
  5. Outros gêneros
  6. Começar a escrever um ebook
  7. A fase de revisão
  8. Coloque o ebook na Amazon ou Hotmart
  9. Considerações finais

 

 

Não é necessário que essas epígrafes sejam perfeitas, basta que tenha clareza sobre o conceito e então já pode moldá-las para torná-las mais atraentes. Isto é o rascunho do seu índice.

De agora em diante, cabe a si preencher estas seções com tudo o que deseja escrever. Se desejar, pode anotar algumas ideias para cada seção antes de começar a escrever. Mas o mais sensato é que se vai criar um ebook para ser lido nesta ordem, o escreva nesta ordem. Lógico, certo?

Planeamento-ebook-profissional

Dica número 1 para escrever um ebook: ligue o computador

O truque é escrever sempre sobre tópicos que adora, para que a escrita seja agradável para si. Pense que muito em breve o seu trabalho poderá ser lido por todos.

O fato é que, quando tem tudo escrito, surge uma fase um pouco menos divertida. Depende de si refinar o seu ebook. Isto implica reler tudo, com paciência e sem pressa.

Agora, eu sei que acha que fez todo o trabalho árduo que está a escrever e deseja publicar o seu ebook o mais rápido possível.

Mas é conveniente que o deixe descansar um pouco para ter uma perspetiva e poder avaliá-lo. Geralmente, é recomendável que alguém o analise por si.

Se está a escrever um ebook, o normal é não poder pagar a um revisor, portanto, se conhecer alguém disposto a ler o ebook por si e lhe der um feedback honesto, aproveite a oportunidade.

Mas tem que ser alguém muito motivado e com espírito crítico, ok? Não vale a pena dar à sua mãe ou ao seu namorado para dizer o quão bem escreve.

 

Ortografia e muito mais

Quando falamos sobre como refinar o ebook, não nos referimos apenas a erros ortográficos, mas também. Um ebook que começa com falhas fornece uma imagem bastante pobre da qualidade do escritor.

Mas há muito mais coisas, como eliminar expressões ou fragmentos que não contribuem em nada, que são frases chatas, difíceis de entender ou pouco claras e, em última instância, tudo o que reduz a fluidez do texto.

Com as mudanças de hábitos, os ebooks precisam evoluir.

O ebook em que o autor mostra que quanto mais páginas, mais sabe sobre um assunto já não funciona. Tente explicar as coisas de forma simples e breve, sem linguagem complicada. Principalmente se falamos de ebooks informativos, o leitor deseja informações de forma atrativa e rápida, que seja útil para ele, não que o impressione com o quanto sabe.

É normal que, ao começar a escrever, cometa muitos desses erros, isto acontece até com o escritor mais experiente, mas ele sabe como deixar o ebook respirar por alguns dias e fazer correções depois.

 

Parte 2: Layout de um ebook com Sigil

Depois de ter o nosso ebook escrito, temos que pegar em todo este conteúdo e levá-lo a um programa que nos permita exportá-lo para um formato de ebook, especificamente para epub. Epub é o padrão aberto para a criação de ebooks. E não, não é o formato que a Amazon usa, mas pode ser facilmente convertido de um para outro.

Faremos isso com o Sigil, um programa gratuito e de código aberto que pode fazer download de vários sites, o mais confiável é o GitHub. Faça download dos instaladores (fornecidos pelo Windows ou Mac, dependendo do seu caso) para evitar complicações. A instalação é muito simples.

A primeira coisa que vamos fazer depois de instalado, caso ainda não esteja lá, é colocá-lo em português. No menu Editar> Preferências (ou F5) Idioma, colocamos ambos em português (assumindo que o ebook seja em português).

Agora temos que entender que no Sigil o ebook não será dividido por páginas, mas por seções. Isto inclui os capítulos do ebook e quaisquer outras seções, como capa, índice, dedicatória, bibliografia, etc.

Cada uma dessas partes será um arquivo xhtml diferente, uma página da web, por assim dizer.

Veremos à esquerda uma pasta chamada Texto que já possui um arquivo suspenso. Vamos clicar com o botão direito e “Adicionar arquivo html em branco” até termos tantos capítulos quanto o ebook.

Podemos adicionar mais ou apagar a qualquer momento, bem como alterar a sua ordem, por isso não é necessário ter tudo calculado com antecedência (embora seja melhor, para não se confundir).

Estes arquivos serão abertos em diferentes guias e iremos editá-los um por um. O que faremos é copiar o conteúdo que temos no Word e colá-lo aqui e estilizá-lo.

 

Estilo do ebook no Sigil

O que estamos a fazer com o Sigil é um layout básico da web. Por padrão, vemos uma interface gráfica para que possamos colocar em negrito ou itálico, por exemplo, mas por trás dela está todo o código e tags html. Portanto, se conhece html, pode editar neste modo (ícone de <>).

Em qualquer caso, lembre-se de que está a fazer um ebook em que o principal é que tenha uma boa aparência em todos os dispositivos. Quando se trata de colocá-lo num Kindle ou similar, será visto com a fonte padrão ou a que o leitor escolher, por isso não perca tempo a mudar nada disso.

 

Estas são as coisas que precisa de corrigir:

  •  Títulos de capítulo com h1: Como nos blogs, os títulos de cada seção (Capítulo) devem ser <h1>, e os títulos dentro destes <h2>, <h3> e assim por diante.
  • Negrito e itálico: Dependendo do tipo de ebook, pode usá-los. O tipo negrito dificilmente tem um lugar num romance, por exemplo, mas como um guia ou tutorial podem ser muito úteis para destacar aspetos importantes.
  • Links: Como em qualquer página web, selecione uma parte do texto e coloque o símbolo da corrente. Pode colocar um link interno, ou seja, para outras partes do ebook, ou externo.
  • Imagens: Adicionar imagens é muito simples, basta posicioná-las dentro do texto. Posicione o cursor, clique no ícone Imagem e carregue a imagem do seu computador. Lembre-se de que existem muitos leitores que não suportam cores, por isso deve levar isso em consideração se inserir imagens coloridas com pouco contraste.
  • Capa: A imagem da capa merece atenção especial. Deve ficar dentro do primeiro arquivo de todos, que só carregará essa imagem. O tamanho recomendado é 1600 × 2560, para ficar bem em dispositivos de alta resolução, mas pode ser menor enquanto mantém esta proporção. Recomenda-se que não pese muito.
  • Meta dados: O ícone de um ebook com um i para informação é o editor de metadados. Lá vamos colocar alguns dados que não são vistos no ebook, mas que mais tarde o Kindle ou outro dispositivo reconhecerá. Pode preencher os que quiser com o botão Adicionar Metadados, mas especialmente o Autor e o Criador, onde colocará o seu nome, Título e Data.

 

Crie um índice de ebook com Sigil

O índice de conteúdo (também chamado de sumário), é uma lista das seções do nosso ebook com os respetivos links para cada uma delas. Se geramos as nossas seções corretamente, com o <h1> configurado corretamente, o Sigil irá gerar este índice automaticamente em 2 etapas:

1) Pressionamos o botão do ebook com linhas, que listará as seções e podemos optar por desmarcar qualquer uma. Por exemplo, é possível que não queiramos incluir o Índice dentro do próprio Índice ou se tivermos hierarquias de subcapítulos que tornam o índice muito longo e não quisermos incluir os títulos de nível <h4>, por exemplo.

2) Agora, teremos que ir ao menu Ferramentas> Índice> Criar Índice HTML e à esquerda, no início de todos os nossos capítulos, veremos um novo arquivo chamado TOC.xhtml. Podemos inserir o seu conteúdo e renomeá-lo para que coloque apenas “Índice” como título, removendo o “conteúdo”. Se clicarmos nas diferentes seções veremos que funciona e cada linha leva-nos aonde deveria.

Já temos nosso Índice em condições. Notará que, ao contrário de um índice normal, este não contém números de página. Num ebook digital, as páginas são fluidas, mudam de acordo com o tamanho do aparelho com que lemos. Essa numeração do livro físico é substituída pelos links para cada seção.

Assim que o nosso ebook tiver a aparência que gostamos (não fique obcecado, pois o leitor de ebook terá muito a dizer a esse respeito), guardamos pela última vez e o arquivo .epub resultante terá todo o nosso ebook pronto, com fotos incluídas. Este arquivo já está totalmente legível na maioria dos ebooks.

imagem-epub

Melhores ferramentas para fazer um ebook grátis

 

1 – MyEbook

Esta plataforma permite que crie ebooks que podem ser aprimorados, permitindo incluir músicas, vídeos e tudo o que precisa. Além disso, pode vender o ebook digital através da própria plataforma, que recebe uma comissão no caso da venda de 10%.

 

 

2 – Bubok

Ferramenta altamente recomendada para criar ebooks de uma forma muito simples. Possui um catálogo de mais de 70.000 ebooks publicados e está integrado ao Google Livros e Amazon entre outras lojas com presença em vários países.

 

3 -ByeInk

Outra ferramenta muito fácil de usar que permite criar ebooks de uma forma muito simples. A plataforma permite que crie, faça o layout e distribua os seus ebooks oferecendo um design de alta qualidade, profissional e atraente para os leitores.

 

4 – Booksmart:

Pode criar um ebook adicionando os acessórios que deseja: texto, imagens, etc. Se desejar, pode fazer um ebook partilhado e colaborativo para enriquecê-lo ainda mais.

 

 

E é tudo, agora sabe como fazer um ebook. Tivemos que percorrer alguns passos e aprender a usar um novo programa (Sigil), mas valeu a pena ter um ebook da nossa autoria pronto para qualquer um ler.

 

 


Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.